Tarde te amei

Tarde te amei

Beleza infinita

Tarde te amei. Beleza sempre antiga e sempre nova.

E, no entanto, onde?

(Se és o frio da espinha

O linho que se rompe ao deitar

O objeto perdido para sempre no olho de quem lê)

Aqui, onde algo jamais aconteceu

Co-presença que se passa ao corpo e ao pensamento

os vasos do cérebro, do coração, dos pulmões, do fígado e outro que levam aos rins a sua força, as veias que descem até os tornozelos…

… e dançam….

Aqui, escrita e torso,

(baço dos meus ossos)

Crescem à procura das grandes palavras

e se apresentam pequenas diante de ti.

Há outras, menores, que me envergonham,

Que escapam pelo plexo e ventre, como o anúncio da urina no rosto de uma criança arrependida

Eu te digo sim.

E continuarei lenta,

Ainda que meus passos

 queiram me preceder

Como chamarei esta vontade de te encontrar?

Amêndoas negras?  

Vagidos, latidos?

Rascunho em ponto final?

Crianças marcadas ao amanhecer?

Sim, eu te pretendo: pedra, semente e sal

Entre os cavalos, cães e arrozais

Atravessada de ti

Eu te chamo, chamaria. Te toco, tocaria

É um sangrar sem conhecer

Tão vivo quanto morto

O sem-rosto mais rosto que já vi

Vem, que a alegria e  dor são os opostos que não se opõem

Serás a extensão de meu hálito:

Língua, palato duro, palato mole, ponto de articulação, fonema, lábios, incisivos superiores, glote, epiglote, respiração rocando as cordas vocais, diafragma em expulsão, febre da voz, caminho do som percorrendo a parede interna de um querer

                Vês, este corpo não para de pensar.

                – só está disponível enquanto disposto

                Que nunca volta a si sem se distanciar-

 (poema tecido ao redor de Jean Luc Nancy, Santo Agostinho e Hilda Hilst, por Ângela Castelo Branco)

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

