Llansol e Joyce

Algumas vezes, vemos o texto de Llansol ser aproximado ao de Joyce. Não por sua textualidade, evidentemente, mas pela “operação do poema” que, em ambos, faz seu trabalho. Como neste excerto do Finnegans Wake, traduzido por Augusto e Haroldo de Campos, que aqui reproduzimos, em nome da ética llansolinana – sua sensualética – e em repúdio à impostura da língua, que mostrou sua cara, mais uma vez, na data de 30/12/2011.


”[…] Ali eu podia ter ficado, para sempre. É algo que nos falta. Primeiro falamos. Depois falimos. E que ela chova agora se quiser. Brava ou leve, como ela queira. Que ela chova e lave, pois meu tempo é breve. Dei o melhor de mim quando me deixaram. Pensando sempre se eu vou tudo vai. Multimicroscrúpulos, torturas tântalas, e há alguém que me entenda? Um em milumanoites? Toda minha vida entre eles, mas agora náusea. Náusea às suas minúcias manhas mornas. Náusea aos seus médios modos cômodos. E todos os borbotões vorazes que brotam de suas semialmas. E todas as brechas de ócio em seus corpos de pedrorgulho. Como tudo é nada! E eu contando-me a mim mesma sempre. E todo tempo cantando. Julguei que cintilasses com a mais real carruagem. Não és mais que um selvagem. Julguei-te grande em tudo, em galé ou em glória. Não és senão anão. Para casa! Os meus não eram de tão baixa raça, que eu saiba. Por mais que as acusem de brutas e obscuras, as bruxas marúleas. Não! […] E o alarido de nossos gritos até saltarmos para o ar livre. Auravoles, dizem elas, não te incomodes com teu nome.

Mas eu vou-me soltando deste resto que é tudo o que eu detesto. Solunaticamente em mim só. Por todas as suas culpas. Sim, me vou indo. Oh amargo fim! Eu me escapulirei antes que eles acordem. Eles não hão de ver. Nem saber. Nem sentir a minha falta […]”. 

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

