Vadiar é Preciso

img1

Vadiar é preciso, o resto é improviso

 

          E, novamente, em pleno carnaval, realiza-se, com o mote “Vadiar é preciso, o resto é improviso”, a sétima edição do Festival de Verão da UFMG. Sob a coordenação geral de Lucia Castello Branco, e reunindo vários artistas e pesquisadores da UFMG, de outros estados e ainda do exterior, a sétima edição do Festival radicaliza sua proposta do ano anterior – “a folia da poesia” –, apostando no improviso como método e na sustentabilidade como meta.

            Assim, trabalhando com os materiais da sucata da UFMG, com o resto, o excedente, o “inutensílio”, as oficinas lançam a aposta de que a improvisação comporta uma precisão, podendo e devendo ser incorporada à pesquisa e à criação.

Três das oficinas oferecidas por este festival trazem, em sua composição, a figura inspiradora de Maria Gabriela Llansol. Duas delas ministradas por Cinara de Araújo: “Céu: armazém de sinais” (com Renato las Casas e a índia Luciana Tucano) e “Poesia Expandida” (com João Rocha e Izabela D´Urço). E, ainda, uma terceira, em que a presença de Llansol se faz nítida: a oficina “Ginástica do Ator”, proposta por Mafalda Saloio, amiga de Llansol e legente de sua obra, que já esteve conosco na UFMG, há cinco anos, dentro do projeto de “Artista Visitante”.

O texto de Llansol esteve presente, aliás, desde a palestra da abertura ministrada por Patrícia Kauark, com o título “Ousarei perturbar o universo?”, que propôs um diálogo entre a Filosofia e a Física Quântica. Situada ao lado dos grandes físicos do século XX, Llansol trouxe sua contribuição acerca da “perturbação”, conceito que assinala o avanço do pensamento filosófico, do pensamento científico e, tomado a partir da autora, também do pensamento literário.

Acerca da “perturbação” que significou esta sétima edição do Festival de Verão da UFMG, falaremos mais detalhadamente na próxima semana. Por enquanto, deixamos aqui apenas o seu mote, com a inocente imagem do cartaz que nos convida a improvisar, brincar e avançar, talvez.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s