Sonhar alto minha pesquisa

Palavras caídas de uma vida ou Ensaio para o poema

Janaina de Paula

 

Imagem

“Poema-Dicionário”, de Frederico Amoz.

 

deslocar: circuito de trajetos impossíveis. desmontagem do sentido no corpo mesmo da palavra esfarelada nas mãos de compor linhas. loucura do verbo em estado de passagem pelo corpo descansado pelo eco das folhas que não resistem ao vento. ventar corpo: dizer sim antes da partida, junto à borra de café guardada no fundo da língua.

silêncio: movimento eterno como a fuga de Bach. vira o rosto para não perder o instante que sopra nos olhos da criança. ela chora. ele também. cai uma folha e as árvores, com raízes de fazer durar o tempo, compõem ruídos de não ver. o aberto habita a sua obra, mas a obra, às vezes, o habita inteiro. hábito guardado nas paredes em estado de oração. faz a novena das rosas, enquanto aguarda o terço da sua cor. suportá-lo é coisa de corpo. não. coisa de corpo é admiti-lo: admito em ti esse corpo de cessar a dor.

corpo: aberta, nas fissuras da pele, a manhã partida ao meio: pacto violado. não há regresso à paisagem das pedras rasuradas pelo toque das águas que não sabem serenar. amei o bastante para não temer nada? desencarnada do sentido, a língua regressa ao seu estado fonte: lambe o chão da sua morada, guarda o sal retido. nada demora tanto a esquecer quanto a pele. querer estreito, inventa aquilo que quer lembrar, cartografando num antes que nunca se detecta. carregar de cor os contornos do mundo, convertendo em palavra-escrita a experiência da frase mal-dita: absoluta de infância. um corpo pode cair sem se despedaçar? um corpo pode cair se aderindo ao chão? vingar. transpor. invento-te no deserto, para fazê-lo arder na superfície de todas as línguas obscenas, feitas de barcos e naufrágios, misturados à minha lentidão em vertigem de mar.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s