Sonhar alto minha pesquisa

Imagem

“O encontro inesperado do diverso”. Maria Gabriela Llansol e Lucia Castello Branco (Foto de arquivo pessoal de Lucia Castello Branco).

 

Sonhar alto minha pesquisa significaria falar do caderno de sonhos de MGab, do qual não posso ainda dizer muito. Mas a foto, esta em que nos abraçamos, ela e eu, talvez possa dizer de um tempo em que os sonhos poderiam soar alto.
Porque, antes deste abraço, houve o sonho, “O sonho de que temos a linguagem”, texto publicado na Revista Colóquio Letras, em 1997. E, nesse texto em que Llansol reúne excertos do diário que deu origem ao “Inquérito às quatro confidências”, trechos que ela decidiu não incluir no diário, embora fizessem parte, originalmente, do caderno que deu origem ao diário, encontramos um comentário acerca dos textos que lhe foram enviados por mim, em outubro de 1996. Sobre esses textos — de paulo de andrade, Sérgio Antônio Silva, Cristiano Florentino, então meus alunos de graduação –Llansol escreveria: “Digo-vos apenas que são fortes, os deles abertos ao meu texto. Como não abrir o meu texto ao deles?”
Sobre “O caderno de sonhos de MGab”, só posso dizer que, sendo uma pesquisa financiada pelo CNPq, de 2010 a 2014, ela sofreu, atravessada pela contingência, uma mudança radical, que a levou no entanto ao ponto que esta foto anuncia: trata-se de um abraço em que vemos Llansol de costas e em que apenas as minhas mãos se mostram ali, a abraçá-la.
Digamos que este sonho — o de que temos a linguagem — seja o único que tenha restado em minhas mãos. Mas hoje, enlaçada por outras mãos que abraçam esse projeto, repito com Llansol, sonhando baixo minha pesquisa: “Como não abrir o meu texto ao delas?”

Lucia Castello Branco

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

