O canto de leitura

Imagem

Segundo Levinas, “há no rosto uma pobreza essencial”, pois “outrem, na retidão de seu rosto, não é uma personagem num contexto”, dado que “o rosto é sentido só para ele. Tu és tu”. Ele é “o que não se pode transformar em conteúdo, que o nosso pensamento abarcaria; é o incontível, leva-nos além”. Por isso mesmo, “a relação com o rosto é, num primeiro momento, ética”, pois ele “está exposto, ameaçado, como se nos convidasse a um ato de violência”, mas é, ao mesmo tempo, “o que nos proíbe de matar”.

Essa postura ética do rosto frente à violência sempre em iminência é também muito cara ao canto de leitura. Como ele, esse canto é pobre, rasteiro, vem do grão da voz daqueles que colocam seu rosto aberto, sem medo, face ao outro. Talvez, pela violência convidativa de um rosto, muitos o enfeitem, formando assim uma certa barreira face a este monstro: o outro. A nossa barreira, melhor dizer véu, pois é da delicadeza que ela é formada, é o canto de leitura; a voz que emana do canto singular, dando-nos acesso ao mais singular do humano: o rosto.

Isso só pode se dar num ambiente reservado, salvaguardado do aberto dos campos descobertos, mas completamente aberto à solidão da escrita, da leitura e do rosto – a solidão essencial. Esse lugar em se está só há de ser mesmo um canto qualquer, um teto todo nosso onde nossa voz, nossa leitura, suportadas pela nudez do rosto, reverberam e cobrem as paredes, nossas primeiras interlocutoras.

É, pois, com este rosto de Llansol, onde se lê, em sua pobreza essencial, “tu és tu”, que inauguramos uma nova série: “O canto de leitura”. Para escutar a leitura em seu canto acesse o link http://youtu.be/-b_4pxQrIno.

ps: Foto do arquivo pessoal de Lucia Castello Branco

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s