Companheiros Filosóficos

Iniciamos, hoje, a postagem, em fragmentos, do excelente trabalho de doutorado realizado por Erick Gontijo Costa, em torno da obra de Maria Gabriela Llansol, intitulado “acurar-se da escrita – Maria Gabriela Llansol”. Esse título, nascido de uma sugestão acurada de Jeferson Machado Pinto, no exame de qualificação de Erick, promove uma torção da “cura”, como um fim, para um processo em devir: “acurar-se”. O que significa acurar-se da escrita? Quem se cura, ou se acura, aí? O sujeito, a escrita, ambos? “Ambo” –diríamos, com Maria Gabriela Llansol, e então eis que a escrita e o sujeito fazem um “ambo”, fazem um “cor’p’oema”, como formulado por Janaína de Paula.

Há poucos dias, postamos neste blog notícia do lançamento de Rés, o livro das contaminações escrito por Erick Gontijo e Maraíza Labanca. Ali encontramos breves cor’p’oemas desses dois amigos que se deixaram contaminar pelo ouriço-poesia, esse filhote acurado do animal chamado escrita. Hoje e nas próximas semanas, enquanto Erick Gontijo se recupera, postaremos, em estado de Rés, breves fragmentos intensos de sua tese, como um convite à leitura àqueles que sabem que “se a realidade e os corpos vacilam, a escrita se impõe a alguns”.

erick

Foto Sylvie Debs

“1 – escrever

Escrever é captar com palavras a tessitura poética das noites e dos dias. Agarrar o redemoinho que por vezes gira no centro da casa. É também, algumas vezes, agarrar-se às amarras da realidade, desfazê-las e então reatá-las. Raramente, em instantes intensos, é meter as mãos no nada e, tal qual o mendigo que suplica por comida, contornar com a concha das mãos o vazio que, de informe que fora, faz-se forma pelo lado de fora.
No vazio a escrita circula; no nada, sufoca. Assim também a vida que se escreve e, num piscar de olhos, se transpõe para o papel”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Companheiros Filosóficos

  1. Jorge Vicente disse:

    Fantástico texto de Erick Gontijo! Muito interessado em ler a sua tese!!!

    Muitos abraços portugueses
    Jorge Vicente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s