Falando com as paredes

Foto de Jonas Samúdio

Foto de Jonas Samúdio

Estou falando com as paredes. E calo. Não é o muro, nem o murmúrio da cidade lá fora que me faz calar; não é a gota de chuva que, impedida pela densidade atmosférica, não pode se deixar chover; não é o peso do ar que me faz sofrer, que me faz chorar, que não me deixa escrever. É apenas uma palavra: aquela que sulca e atravessa a obra de Maria Gabriela Llansol, como um veio de água suja que escorresse pelo mapa inteiro; é aquela que faz a rapariga temer; é aquela desconhecida, que nos acompanha e nos arranha o fígado todo dia, todo dia até sangrar; aquela que sorri com facilidade; aquela que seduz enquanto morde a jugular; aquela que escapa das mãos; aquela que não se deixar tocar; aquela que se pinta sem se pintar. Apenas uma palavra: aquela contra a qual Llansol atravessou a noite obscura; contra a qual riscou seu meio dia. Lançou a chama, o anel e suas palavras de amor. Trancou-se e se escondeu. Partiu; fugiu dela e de sua tirania; fugiu dela e de sua ironia; fugiu dela e de sua covardia; fugiu dela e de sua arrogância, de sua ganância, de sua ignorância. Mas no fim, no fim do dia, ela vem. Ratos da noite roubam o fulgor que não lhes pertence. Mas, quando mordem os cadernos – roendo, roendo, roendo -, a claridade morre no canto de sua boca sedenta. Nada de luz do sol de Llansol há de banhar sua pele surda.

Estou falando com as paredes. E calo. Busco um canto, um banho, uma chuva. Tapo os ouvidos e ouço: até quando essa palavra, até quando..? Agacho-me: pequena, insignificante, nada. Ainda escuto a gargalhada escancarada daqueles que gozam sem parar, corroendo os cadernos alheios, devorando as traduções, imitando a luz, tirando o chapéu para quem dá mais. Ratos rigorosos manipulam holofotes: fortes olhos velozes espelhando a cifra voraz escrita no fundo de sua garganta.

Estou falando com as paredes. E grito: “bem-aventurados os alucinados, porque deles será o real / bem-aventurados os desiludidos, porque neles o pensamento se fará humano / bem-aventurados os corpos que morrem, porque deles será a sensualidade do invisível / bem-aventurados os desesperados, porque deles será a restante esperança”.

Estou falando com as paredes. E repito: porque deles será a restante esperança.

por Vania Baeta

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Falando com as paredes

  1. querida V.,

    Você sabe que estive um mês, no Brooklyn, lutando contra um casal de ratos que não consegui exterminar. A duras penas, entendi que eles são mais velozes que eu e estão se lixando para a impostura.
    Por isso é incrível que a restante esperança resista, nas mãos de uma santa sem pé nem cabeça, enquanto os ratos roem. Continuemos, pois.

    Lucia

Deixe um comentário

