Estético Convívio

Ontem, véspera do eclipse lunar, a Cas’a’screver abriu as suas portas para receber O dia sem poeta. O novo livro de poemas de paulo de andrade, editado pela Bichinho Gritador, sob a coordenação editorial de Sérgio Antônio Silva e Sônia Queiroz, reserva-nos uma espécie de “resto cantável” do poema, a partir de uma série de poemas do autor e de três traduções suas, de poemas de Paul Celan, que figuram ali como resto e como causa dos poemas: se tudo principia pela tradução de dois poemas de Celan, como nos declara o poeta, “nada mais justo do que retornar a eles, reencontrar em suas palavras a palavra por excelência do poeta, aquele que fala por último.

 Assim, nesse dia sem poeta, a Cas’a’screver recebeu, mais uma vez, a poesia: inaugurando a nova sala que se abre – com o nome de (Pausa)Ler – para abrigar os encontros de leitura e seu resto cantável. Ali, naquela sala comprida, onde se enfileiram, de um lado, o quadro negro – a esperar pela escrita dos que leem – e os vinte e quatro desenhos de Selma Weissman, o poeta assinou seus livros, anunciando o dia em que ela, a poesia, por um fio, há de descer: ispaã, isfahan, aspadana.

 Sejamos todos bem vindos aos encontros de leitura que se abrem por este fio – o fio de água do texto –, que celebrou, ontem, o dia sem poeta, como se celebra, hoje, o eclipse lunar, sugerindo que o desaparecimento não é nada mais que uma forma de presença – espécie de comemoração silenciosa da existência daquele que fala por último.

FullSizeRender (1) FullSizeRender (2) FullSizeRender (4) FullSizeRender (6) FullSizeRender (7)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Estético Convívio

  1. Ines disse:

    Toda força e vigor para a poesia nesta casa linda e querida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s