Estético Convívio

Foto Sylvie Debs

Foto Sylvie Debs

Ela chegou como quem, a qualquer momento, vai partir. Chegou como quem anuncia — “Não conheço o caminho do paraíso”– e, sem que ninguém lhe perguntasse, quis dizer:

“Escrevo sobre o que perdi, sobre meu sangue desperdiçado, sobre meu riso enfiado em uma máscara, sobre essa moça expulsa por ter gemido perto das dunas de trigo recheando com segredo a boca das moças, sobre aquela outra que era e nunc já não é e sobre a outra que vi dar voltas sobre o teto do salão sem móveis, com o vestido em brasas (…)”

Chegou e nos trouxe, em sua língua arrancada de um tempo que ficou lá, interrompido, os montes de areia, o vento soprando no Saara e um pássaro de cinzas atravessando a luz vermelha.

Foto Frederico Amoz

Foto Frederico Amoz

Ele chegou como quem, a qualquer momento, pode ficar. Chegou para dizer aos que ali estavam que, em seu país, o ano é ainda o de 2008 e que seus poemas, que soam familiares no seio da língua amárica, não falam exatamente do amor, mas do amargo de quem tão cedo teve que deixar a casa sem portas no alto de uma colina.

Assim vimos o sol desaparecer naquela tarde, em que estivemos reunidos, abrigados pela voz do poema. E ali pudemos escutar a poesia de Safaa Fathy, imantada pela paisagem dos desertos do Egito, e o ritmo de Girma Fantaye, sob a luz de uma estrela que se vê apenas nos céus da Etiópia.

Foto Frederico Amoz

Foi ali, naquela sala que chamamos de “(Pausa)Ler”, que a voz dos poetas estrangeiros refugiados pelo ICORN veio a se encontrar com a voz de Maria Gabriela Llansol, ao nos lembrar que “imensa é a generosidade dos poetas”. Em seu exílio, podemos escutá-los: “sem país em parte alguma, salvo no vazio em que me dei a uma comum idade.”

Foto Frederico Amoz

Foto Frederico Amoz

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s