Conversas com Llansol (fora do tempo)

Do lado de cá                                       “Do lado de cá”. Foto de Lucia Castello Branco.

 

                                                 Direis uma só palavra

Então, era verdade: o curador sem angústia estava ali, a dizer as mesmas palavras de sempre, aquelas que ele imaginava que todos gostariam de ouvir. Estava mais sério, mais velho e mais limpo, talvez. De longe, já não precisávamos sentir-lhe o hálito.

Então, era verdade: o curador sem cura ali estava, a repetir a cartilha do que nunca lhe atravessara o corpo, muito menos o espírito. Mas o curador sem cura não acreditava em espíritos, nem tinha medo deles. Embora o espírito do lugar permanecesse, como uma sentinela, a mostrar que a poltrona onde um dia ela se sentara (mas não no seu colo, como ele gostaria), a planta que um dia ela plantara (mas não na sua terra, como ele preferiria), os diários que ela um dia publicara (mas não em seu país, como ele fingiria) acabariam por revelar que a memória dos objetos é mais surpreendente que a dos homens.

Então, era verdade: ele estava perto de acabar, embora sorrisse como se já não lhe faltassem alguns dentes. Em breve, já não poderia reter, em suas mãos, aquilo que se espalhava no ar: o fulgor da palavra dela, frontal, certeira, como uma fecha em sua garganta.

Talvez por isso, sem que ninguém pudesse perceber o quanto tremia (dentro de seu casaco novo e de suas calças curtas), ele tivesse deixado escapar, na frase edulcorada por adjetivos frágeis, aquela palavra inesperada – “sobretudo”.

Somente nós, que o víamos do lado de cá, a escutamos. Era uma palavra arrancada da impostura, que para sempre nos faria entender a frase sagrada e a frase profana. Afinal, basta uma palavra no rebanho. Uma palavra, e não uma garra. E para sempre nossa alma seria salva.

                   Lucia Castello Branco

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s