O encontro inesperado do diverso

fotoufmgCampus UFMG — Foto de Lucia Castello Branco —

É, mais uma vez, evocando Llansol, que celebramos, com os legentes de seu texto, mais um dia de Natal, a partir da palavra “acolhimento”. Pois foi neste Natal que recebemos, em Belo Horizonte,  inaugurando a cooperação entre a UFMG e o ICORN, o primeiro escritor convidado, que fundará, junto com a UFMG, a primeira casa-refúgio para escritores perseguidos, no Brasil e na América do Sul.

Ao recebê-lo neste dia de Natal, depois de 40 horas de viagem, estranhando o sol e o calor, a língua e o fuso horário,  só nos coube pensar, a partir de Lévinas, que sentido dar à palavra “acolhimento”. Ou, como indaga Derrida, “como interpretar, em nome de Lévinas, essa hospitalidade? Como ensaiar isso, falando não em seu lugar e nem em seu nome, mas com ele (…)?”

Talvez somente trazendo para perto dele, para perto deles — Lévinas e Derrida –, o pensamento dela — Llansol — , quando, em seu último livro publicado em vida, Os cantores de leitura, assim escreveu:

“Como vireis viver aqui, faço-vos o desenho das Casas que vos esperam. Todas elas são Casas da Casa do Pinhal.

O núcleo-mãe é a Casa da Reconstituição.

Se o Grande Textuador Desconhecido vier, virá habitar na Casa da saudação. Os animais moram na casa deles, a Casa dos animais. As árvores, os arbustos, as flores, a erva, moram no jardim em volta. A Casa do silêncio é a parte mais recôndita da Casa da Reconstituição. Os pontos cardeais da Casa do Pinhal são guardados por figuras que vos mostrarei.”

Que possamos ser casa — Cas’a’screver — também para quem vem de longe, eis nosso voto de Natal e nosso profundo desejo para 2017.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s