Companheiros improváveis

   O livro branco de Daisy Turrer — foto de Lucia Castello Branco — Belo Horizonte,  2017

Dos companheiros improváveis de Maria Gabriela Llansol já presentes nesta série, talvez Mallarmé, ao lado de Pessoa, seja o mais improvável. Mas não no mesmo sentido. Pessoa, sabemos, metamorfoseado em Aossê, foi mesmo objeto de um dos Livros de Horas, o de número V, O Azul Imperfeito, publicado pela Assírio & Alvim, em 2015. E já aí podemos vislumbrar, pálida e resistentemente, o Azul de Mallarmé.

Mas sabemos que um dos livros que Llansol deixou praticamente pronto, desejando ardentemente sua publicação, foi o livro de poemas de Mallarmé, em cuja tradução e organização trabalhou infatigavelmente, nos últimos anos de sua vida. Depois de sua morte, soubemos também que sua publicação “não vale a pena”. Perguntamos: de quem é a pena? E é em Llansol que encontramos, enviesadamente, uma resposta. No prefácio a sua tradução dos Últimos poemas de amor, de Paul Éluard, lemos, em forma de pergunta, este desabafo: “O poema não soube, então, responder à única pergunta da poesia: será possível olhar sem cindir?”

Propomos que o “olhar sem cindir” seja a tarefa não só do poeta e daquele que traduz a poesia, mas também daqueles que a editam. É esta, afinal, uma das questões centrais do Livro de Mallarmé, que sua pena tentou circunscrever, ao longo de sua vida. É esta uma das questões cernidas pelo belo texto de Janaína de Paula, “A experiência de Mallarmé: o ato só de escrever”, que aqui damos a ler numa espécie de olhar sem cindir, celebrando, secretamente, a improvável amizade de Llansol e Mallarmé. E assim respondemos, na voz de Pessoa metamorfoseado em falcão: “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

Leia aqui, em pena de falcão e na íntegra, o TextodeJanaínadePaula.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s