Sobreimpressões

Celebrando os 40 anos de publicação de A Hora da Estrela, a belíssima edição da Rocco, recém lançada, nos chegou às mãos “como um presente dado num dia feliz”. Antes da hora, o  prefácio de Paloma Vidal toca nos manuscritos de Clarice com o respeito e a delicadeza de quem conhece o espírito das letras: elas costumam trazer consigo o corpo daquele que as escreveu. E o corpo de Clarice, nesse romance de despedida da autora, é também o corpo de Macabéa, a “menor mulher  do mundo”, prestes a desaparecer.

Deixemo-nos passear por essa edição que inclui manuscritos, textos clássicos sobre Clarice, fotos, textos inéditos, pequenas delicadezas. E pensemos: quando teremos, de Llansol, uma edição à altura de seus cadernos manuscritos? “Não deploramos sobre o corpo dela — a caligrafia”, ela escreveu, pouco antes de sua morte. Pensemos nisso.

Quando a conheci, com Um beijo dado mais tarde, em 1992, eu sabia que aquele texto não se parecia com nada do que eu já encontrara antes. Mas, por exercício de aproximação, ou por vício de aproximação, eu a colocaria ao lado de Clarice Lispector. Llansol não recusaria o convite, mas não aceitaria tanta proximidade. Apenas diria, cautelosa: “Só se for a vibração, a vibração é a mesma”.

Passados mais de vinte anos desse encontro, revejo Clarice, em edição nobre, e celebro suas “palavras pobres que restam”. “Um dia escreverei sem som algum” — leio, em sua letra miúda. Façamos, então, silêncio por meio do silêncio. E escutemos, em pura ressonância, as palavras de Llansol: “creio que é uma grande dádiva que se faz ao texto do outro: fazer-lhe silêncio à  volta”.

É assim que recebo — como grande dádiva silenciosa — esta edição de A hora da estrela, a se abrir, em vibração sobreimpressa, para as futuras edições de Maria Gabriela Llansol, ainda por vir.

Fotos de David Castello

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s