Cas’a’screver expandida

Felix Kaputu no Mercado Central de BH — Foto de Dunya Azevedo

Iniciamos hoje uma nova série, intitulada “Cas’a’screver expandida”, que se dedica a anunciar, relatar, mostrar alguns movimentos que comumente ocorrem dentro da Cas’a, então transportados  para fora dela, que afinal “se abre para fora de si mesma”. São muitos os movimentos e às vezes não registráveis. Mas, algumas vezes, eles podem ser capturados através de textos, imagens, olhares sensíveis daqueles que, habitando a Cas’a, levam-na para outros espaços, entendendo, com Maria Grabriela Llansol, que todas elas são “casas da Casa do Pinhal” e que “escrever é amplificar pouco a pouco”.

Foi o que aconteceu ontem, na visita que fizemos ao Mercado Central de Belo Horizonte, com Félix Kaputu, o primeiro escritor exilado a vir para o Brasil, através do convênio entre a UFMG e a ICORN, que oferece casas-refúgio para que escritores perseguidos em seus países continuem a desenvolver seu trabalho em liberdade de expressão. Assim, celebramos com Félix, a criação da CABRA — Casas Brasileiras de Refúgio –, numa oferta generosa da escrita, das cores e das ervas.

Félix Kaputu estará na Cas’a’screver no próximo dia 12 de agosto, apresentando um de seus livros recentes — K — triangle de la mort: Descente aux Enfers (New Orleans: University Press of the South, 2013). Para ele, que hoje inaugura um projeto que trará outros escritores perseguidos, de outros países, podemos dizer, como palavras de acolhimento, aquelas de             Maria Gabriela Llansol, na Carta ao Legente:

“Começais a vir, fazendo-me companhia, que eu por nada trocaria”.

Lucia Castello Branco, Félix Kaputu e Dunya Azevedo, no Mercado Central de BH

 

Féliz Kaputu, em foto de Dunya Azevedo

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s