Estético convívio

Félix Kaputu na Cas’a’screver — Foto de Lucia Castello Branco

“Meu nome é exílio”. Talvez tenha sido esta frase de Llansol aquela que escutamos ontem, na manhã de céu azul em que Félix Kaputu esteve na Cas’a’screver, lendo, em francês congolês, as primeiras páginas de seu mais recente livro K-Triangle de la mort: descente aux enfers (New Orleans: Presses Universitaires du Nouveau Monde, 2013).

Numa primeira apresentação pública desde que chegou ao Brasil, em junho deste ano, Félix celebrou conosco a implantação da CABRA – Casas Brasileiras de Refúgio (www.cabrarede.wordpress.com), através do convênio firmado, em janeiro deste ano, entre a UFMG e a ICORN (www.icorn.org). 

Falando sobre seu livro,  seu exílio e  a atual situação política na chamada República Democrática do Congo, o escritor, com a dignidade de sua presença serena, impactou a plateia ali reunida, que alguma vez quem sabe terá lido estas palavras de Llansol, em A Restante Vida

“O sobrevivente tem aqui o nome de Pobre. Dele não se poderá sequer dizer que seja um pobre homem. Homem não há, o pobre é a imagem perdida da batalha.”

Mas não foi o discurso da derrota o que escutamos ontem, nas palavras de Félix Kaputu. A indignidade da situação em momento algum foi capaz de turvar a dignidade daquele Pobre. Num gesto alquímico, como o descreve o poeta Octavio Paz,  ele parecia testemunhar que “quem viu a Esperança não a esquece. Procura-a debaixo de todos os céus e entre todos os homens”.

Foi assim que saímos, na manhã de ontem, daquela Cas’a: impactados e indignados, mas cobertos por algum céu, de imperfeito azul. 

Leia, aqui, em português, as primeiras páginas do livro de Félix Kaputu:        K-TriângulodaMorte

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s