Estético convívio

Ana Maria Portugal na Cas’a’screver — Foto de Ellen Cristina Moura Brás

Entre a máquina de costura e a máquina de escrever, ela começou a apresentar suas notas de leitura do Seminario 1, de Lacan, sobre os escritos técnicos de Freud. Assim começamos a série dos quatro encontros com Ana Maria Portugal Saliba, que vai costurando, sutilmente, o pensamento de Lacan ao pensamento de Freud, em torno de alguns significantes colhidos criteriosamente da obra deste último, em alemão, numa verdadeira prática da letra em ponto de dicionário.

Um a um, recortados, transpostos para o francês, por Lacan, traduzidos do alemão e do francês para o português, por Ana, esses significantes vão constituindo o que ela chamou, graciosamente, de “picadinho de Lacan”,         e que poderíamos chamar, llansolianamente, de “imagens soletradas”.

Em cada um dos encontros mensais, ja transcorridos dois deles, podemos dizer que o fulgor e a concentração estiveram presentes, em mais um estético convívio da Cas’a’screver que, neste segundo semestre de 2017, iniciou também os seus seminários de psicanálise.

Após reler “A tópica do imaginário”, em Lacan, com o olhar de Ana Portugal, restaurando a precisão e a dignidade do imaginário, talvez pudéssemos dizer, com Llansol: “ Viver com imagens é a nossa arte de viver. Reparem, sem o seu fulgor, não saímos da simetria.” As fotos de Ellen Cristina Moura Brás, capturadas sem que ninguém percebesse, o testemunham.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Estético convívio

  1. Raquel Jardim Pardini disse:

    Que maravilha e sorte em ter a Ana com voces!!!! Grande transmissora da psicanalise , de Freud a Lacan!! QUando serao os encontros? Estou no doutorado em psicanalise no Rio, UERJ, mas quero manter meus contatos com Belô!!! aguardo! abracos , Raquel

  2. “Só e maravilha”, acrescentaria Llansol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s