O começo é precioso

Aula-performance de Jonas Samudio, na inauguração do espaço a’mais : “Like a prayer” (foto de Camila Morais)

Like a prayer, dizia o título da palestra, também título da canção de Madonna. Like a dream, disse Josefina, a cantora, no dia seguinte à celabração daquele dia, o do “sonho de que temos a linguagem”.

Desde antes, sabíamos: “temos um território, mas não temos casa”(Llansol). “Temos um território do corpo que nos foi dado, e que conquistamos; uma casa, a que nos falta, e que construímos, na língua, aquela que assume que não o pode, e avança, escrevendo um caminho, escrevendo os caminhos entre os territórios” (Samudio).

Foi assim que se abriu, na nossa vila de casas-existentes-não-reais, mais um território: o “espaço a’ mais”, coordenado por Camila Morais e Maraíza Labanca, duas amigas da Cas’a’screver.

Reunindo literatura, arquitetura, psicanálise, arte e santidade, este espaço nasce de um “a” (o mesmo do corp’a’screver llansoliano, mas em outro corpo; o mesmo do objeto a lacaniano, mas em outros objetos), mas também de um “mais”: mais além, mais ainda. 

Assim estivemos  reunidos, mais uma vez, agora em outro território: aquele em que, like a prayer, escutamos as palavras sempre abençoadas de Jonas Samudio. E depois bebemos do vinho e comemos do pão, em prece llansoliana: “é preciso cantar o texto, rezar o texto”. 

[De repente, um fragmento de memória advém: nele vemos Augusto Joaquim, companheiro de Llansol, a nos perguntar, na primeira vez em que nos encontramos: “Diga-me: há muitos sem terra no Brasil?”]

Sim, havia lua e o calor dos trópicos e, do outro lado da rua, em face da nossa vila, ouvíamos, ao fundo, os tambores do maracatu, anunciando o carnaval. A tudo isso chamamos, em nossa língua, o brasileiro, tão simplesmente: festa.

Leia, aqui, fragmentos recolhidos do impressionante texto de Jonas Samudio: texto para like a prayer1 (1)

Fotos de Camila Morais

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s